Clic Paraná News Publicidade 728x90
26/09/2023 às 17h29min - Atualizada em 26/09/2023 às 17h29min

Frente Parlamentar Pró-Vida é instalada na ALEP

Clic Paraná
João Guilherme
Fotos: Valdir Amaral/ ALEP
O presidente da Assembleia Legislativa  do Paraná (ALEP), Ademar Traiano (PSD) deu posse, na manhã de hoje (26), à Frente Parlamentar Pró-Vida, que tem como seu coordenador  o deputado estadual Fabio Oliveira (Pode) e como vice-coordenador o deputado estadual Marcio Pacheco (Rep). 
Na mesma ocasião a Casa de Leis realizou uma reunião com autoridades, especialistas, representantes religiosos e legisladores para fortalecer a posição  de defesa da vida desde a concepção, posicionamento referendado por 42 dos 54 deputados estaduais do Paraná, que assinam moção contra a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que trata da descriminalização do aborto até 12 semanas, que está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre as metas da Frente estão a fiscalização das políticas públicas relacionadas à proteção da vida das gestantes e do nascituro, bem como a promoção de ações de conscientização sobre a importância desse direito fundamental.“Nossa luta pela vida é um compromisso moral, ético e social que transcende qualquer ideologia partidária. É um dever que temos para com as gerações presentes e futuras, e é uma causa que merece nossa dedicação em conjunto. É com base nessa convicção que esta frente foi criada”, ressalta Fabio Oliveira.
Para o deputado estadual Marcio Pacheco é uma  grande a responsabilidade e ao mesmo tempo uma grande honra  ser indicado para assumir como vice- coordenador da Frente Parlamentar Pró-Vida.

 

“Não há nada mais sensato do que  defender o direito à vida. Se temos voz hoje é porquê um dia tivemos o direito de nascer. Assim temos também a obrigação de defender  os seres humanos  que ainda  estão por nascer  para que tenham o direito de vir ao mundo. O direito à vida é um direito natural, um bem fundamental que deveria independer de qualquer decisão legislativa ou judicial. Vemos pessoas que defendem o direito da mulher; nós defenderemos o direito da mulher e da criança no ventre materno”, salienta Pacheco.

O deputado Pacheco ainda complementa que 
 

“o direito à vida é um direito natural, um bem fundamental que deveria independer de qualquer decisão legislativa ou judicial.  Não é razoável que o supremo tribunal federal esteja trazendo para sí e  usurpar do poder legislativo como está acontecendo neste momento neste julgamento no supremo tribunal federal. Estamos aqui para ser a  voz da democracia porquê a imensa maioria da população brasileira é contra o aborto; estamos aqui também para ser a voz da ciência que prova há existência de vida desde o momento da concepção e também para a ser a voz  da maioria da população que por suas crenças religiosas acredita que a vida seja um dom de Deus, é sagrado”, destaca.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar  Traiano (PSD)  ressaltou a importância da Frente Parlamentar.
 

“Criamos esta Frente em defesa da vida. Apesar de haver um julgamento no Supremo Tribunal Federal para descriminalizar a questão do aborto, a defesa da vida está institucionalizada em todas as crenças e, portanto, como presidente da Assembleia dou total apoio a esta Frente Parlamentar para que a mobilização ganhe corpo em todo Brasil também”, declarou. 

Dom José Peruzzo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, esteve presente e também defendeu o direito original à vida.
 

“Eu quero saudar a todos os ex-embriões e ex-fetos que aqui compareceram hoje para que os atuais embriões e fetos possam também vir aqui um dia defender àqueles que vieram depois deles. Estamos aqui a falar de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental. Ora, poder descumprir o que é preceito fundamental? Fundamental vem do fundamento. Vamos descumprir o que é um fundamento constituído em nosso ordenamento legal. Quem define que uma vida humana só é uma vida humana a partir deste ou daquele momento? A vida passa a ser uma inutilidade e a tirania prevalece. Parabéns a todos os deputados pela iniciativa desta Frente Parlamentar Pró-Vida”. 

A Frente Parlamentar Pró-Vida ficou composta pelos deputados Fábio Oliveira (POD) como coordenador e Marcio Pacheco (REP) como vice-coordenador. As deputadas Cantora Mara Lima (REP), Márcia Huçulak (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD) e os deputados Alexandre Amaro (REP), Alisson Wandscheer (SD), Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSD), Gilberto Ribeiro (PL), Gilson de Souza (PL), Matheus Vermelho (PP), Moacyr Fadel (PSD), Ricardo Arruda (PL) e Samuel Dantas (SD). 

A ata do primeiro encontro da Frente Parlamentar Pró-Vida será enviada ao Supremo Tribunal Federal, e aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, com solicitação de distribuição de cópia para todos os senadores, deputados federais e ministros. 

Participantes

Compuseram a mesa o coordenador e vice-coordenador da Frente Parlamentar Pró-Vida, deputados Fábio Oliveira (POD) e Marcio Pacheco (REP); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, as deputadas Cantora Mara Lima (REP) e Márcia Huçulak (PSD); os deputados Evandro Araújo (PSD), Gilson de Souza (PL); o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Peruzzo; o secretário de estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o especialista em Bioética do Hospital Albert Einstein e docente da Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR), professor Lourenço Stelio Rega; o médico ginecologista e obstetra, doutro Jacyr Leal; a publicitária e empresária, Renata Nizer; a pós-doutoranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), professora Ana Carolina Paes; a líder de mulheres da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Renata Marcondes; a presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), Edna Vasconcelos Zilli; os fundadores e diretores da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, Dom Reginei José Modolo (Dom Zico) e Padre Silvio rodrigues; o presidente da Convenção Batista Brasileira e pastor da Igreja Batista de Lindóia em Curitiba, pastor Hilquias Paim e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.

Notícias Relacionadas »
Comentários »