Clic Paraná News Publicidade 728x90
28/11/2023 às 18h10min - Atualizada em 28/11/2023 às 18h10min

Com trabalho de Marcio Pacheco, SESA libera R$1,8 milhão para a conclusão do Centro de Saúde e Habilitação da APAE de Cascavel

Clic Paraná
João Guilherme
Momento histórico para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cascavel. Na tarde de hoje (28/11), através do trabalho do Deputado Estadual Marcio Pacheco, o secretário estadual de saúde do Paraná, Beto Preto formalizou o repasse de R$1.804.221,02 para a conclusão do Centro de Saúde e habilitação da entidade.

Pela articulação do Deputado Marcio Pacheco junto à Secretária Estadual da Saúde (SESA) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) foi possível, pela primeira vez, o repasse de recursos diretamente para a entidade. 

 

“Estou imensamente feliz com essa conquista. Quem conhece o trabalho que as APAEs realizam sabe do tamanho da paixão e amor que existe lá dentro. Quando recebemos essa demanda, não medimos esforços junto ao Governo do Estado para possibilitar a liberação do recurso. Uma luta de um ano. Hoje é um dia histórico e inédito que vai promover a alegria de muita gente. Só temos a agradecer ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Beto Preto”, afirmou o deputado Estadual, Marcio Pacheco.


O Secretário de saúde Beto Preto explicou que a SESA já possui convênio com as APAEs do Paraná por meio da compra de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que juntamente à PGE e principalmente solicitação do governador Ratinho Júnior foi possível assinar esse convênio inédito, onde o recurso será utilizado para a conclusão da obra e atender a toda a demanda da instituição na área da saúde.
 

“Já temos convênios com as APAEs do Paraná para atendimentos pelo SUS e hoje assinamos, de maneira inédita, com a orientação do governador Ratinho Junior, este recurso para a finalização da obra deste espaço. É a primeira vez que o Governo destina recursos próprios para convênios de obras com as APAEs”, disse.


Atualmente, a APAE Cascavel realiza 5 mil atendimentos por mês, capacidade que dobrará com a ampliação. O espaço contará com 27 salas, uma estrutura moderna atendendo todos os critérios de acessibilidade, e proporcionará um ambiente adequado e unificado para as áreas de assistência social, terapias, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia, entre outros.



No piso inferior ficarão a recepção, consultórios médicos e odontológicos, fisioterapia, psicologia, banheiros, integração sensorial, piscina aquecida e vestiários. No superior, está previsto um auditório para reuniões, formação e capacitação de funcionários, grupos de estudos com famílias e outras atividades promovidas pela entidade.
O presidente da APAE de Cascavel, João Maschio, falou sobre a liberação do recurso.

 

“É muito importante para nós recebermos esse apoio para terminarmos essa obra no próximo ano. Agradecemos pelo empenho de todos nessa quebra de paradigmas, e por toda a sensibilidade que tiveram com a Apae”, afirmou.


Estavam presentes na assinatura do convênio: Ian Sonda, diretor executivo da SESA; Vilson Basso, ex-presidente e APAEANO e Rosel Bobato, diretor da APAE.

Fundada em 1971, a Apae de Cascavel é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos.

Notícias Relacionadas »
Comentários »