Clic Paraná News Publicidade 728x90
16/08/2023 às 13h34min - Atualizada em 16/08/2023 às 13h34min

​Comitiva de Cascavel busca um novo juizado de violência contra à mulher e família em encontro com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná

Clic Paraná
João Guilherme
Lideranças de Cascavel, com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Nesta terça-feira (15/08), o deputado estadual Marcio Pacheco (REP) participou com lideranças de Cascavel, de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Des. Luiz Fernando Kepper, para solicitar a instalação de mais uma Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na comarca de Cascavel. O Juizado especial atende diretamente as questões de violência  relacionada à mulher, idosos, crianças e adolescentes.
 

 “Esta é uma pauta extremamente importante, é pela criação de mais um Juizado especial para cuidar do enfrento da Violência Doméstica e Familiar. Unidos sempre acabamos tendo bons frutos para Cascavel. Estamos juntos em defesa daqueles que mais precisam”, enfatiza Pacheco.


A reivindicação por um segundo juizado vem desde 2021. Atualmente  há 9141 processos ativos, 3676 ações penais, 2350 medidas protetivas e 2624 inquéritos policiais. Os números são alarmantes, mas o que torna o pedido mais relevante é que as audiências de instrução dos processos estão sendo agendadas para 2026.Casos de violência doméstica ou crimes sexuais contra crianças e adolescentes aguardarão três anos até a primeira audiência e os processos vão sendo postergados. 

Para o presidente do TJPR, Des. Luiz Fernando Kepper, o encontro foi muito importante  e que os vulneráveis precisam de uma  ação  prioritária.

 

“Nos haveremos de encontrar uma solução para este angustiante problema, por conta exatamente dos números apresentados. Foi muito sensibilizante esse nosso encontro. Pra mim um encontro muito especial. O meu compromisso e op compromisso da equipe  é exatamente nós encontrarmos, em breve tempo, uma solução” afirma .


União de poderes
Também participaram do encontro: a Secretária da Mulher, Igualdade Racial e  Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte; a primeira-dama de Cascavel, Fabiola Paranhos; Desembargadora  Ana Lucia Lourenço; a procuradora  Samia  Bonavides; a juíza Nicia Kirchkein Cardoso, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Andreia Frias, da 15ª Promotoria, Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher e Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos; o juiz Leonardo Ribas Tavares, da 3ª Vara Criminal de Cascavel;  o presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Alécio Espínola; a vereadora de Cascavel ,Beth Leal;  representando o deputado estadual Batatinha, seu chefe de gabinete Cleumar Farias,Jurandir Parzianello, da OAB/ Cascavel;  além  de autoridades municipais e sociedade civil organizada.

Notícias Relacionadas »
Comentários »