Clic Paraná News Publicidade 728x90
28/02/2024 às 20h13min - Atualizada em 28/02/2024 às 20h13min

Prefeitura de Quedas do Iguaçu e Governo Estadual vão Intensificar Combate à Dengue com Veículos de Fumacê

Medida visa conter avanço da doença e proteger população contra riscos de epidemia

Jheynefer Camargo
Clic Paraná
Foto ilustrativa
O prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz, anunciou hoje uma nova iniciativa no combate à dengue, o prefeito e o Secretário Municipal de Saúde, Nilson Rodrigues, anunciaram que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) está enviando no próximo domingo (03/03) veículos equipados com fumacê para áreas consideradas de alto risco. Com o aumento dos casos da doença nas últimas semanas em vários municípios do Paraná, a medida que deve durar cerca de 20 dias, visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Segundo as autoridades de saúde do Estado, da 10ª regional de saúde os veículos percorrerão bairros identificados como focos de infestação, realizando a aplicação de inseticida de forma estratégica. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos e, consequentemente, interromper o ciclo de transmissão dessas doenças. Batista um dos profissionais responsável pela aplicação do inseticida, resaltou que o produto não apresenta nenhum risco a saúde da população, é apenas letal para insetos.
 

Em entrevista coletiva, o prefeito Elcio Jaime destacou a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada. Além disso, ressaltou a necessidade de proteção individual, utilizando repelentes e telas em janelas e portas, abertura das janelas das residências no momento da aplicação do fumacê.


A ação da prefeitura municipal faz parte de um plano integrado de enfrentamento à dengue, que inclui também campanhas de conscientização e capacitação de profissionais da saúde. A expectativa é que, com essas medidas, seja possível reduzir a incidência da doença e evitar uma possível epidemia no município.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »