Clic Paraná News Publicidade 728x90
18/05/2023 às 13h25min - Atualizada em 18/05/2023 às 13h25min

Pioneirismo: Cascavel é o primeiro município do Brasil a comprar ônibus elétricos

“Ordem de compra para os primeiros 15 ônibus elétricos da frota foi assinada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Leonaldo Paranhos”

Clic Paraná
Secom

Na manhã desta quarta-feira (17), Cascavel deu um importante passo rumo à modernidade, sustentabilidade e conforto no transporte coletivo. Foi assinada a ordem de compra dos primeiros 15 ônibus elétricos que integrarão a frota da cidade, marcando o início de uma nova era no sistema de transporte público.

 

Cascavel se torna o primeiro município do Brasil a adquirir ônibus elétricos, diferentemente de outras cidades que contam com veículos similares, mas adquiridos por empresas concessionárias. A escolha estratégica de adquirir diretamente os veículos pelo município visa garantir um valor de passagem justo para os usuários. Ao serem incorporados à frota pelo Município, o custo dos ônibus não será adicionado à planilha de tarifas.

 

O prefeito Leonaldo Paranhos expressou sua alegria e comemoração diante desse marco histórico. Inicialmente, 10% da frota será composta pelos ônibus elétricos, mas a expectativa é que, dentro de uma década, esse número atinja 100% da frota. A empresa terá 12 meses para entregar os veículos, mas o Município espera que  até o fim do ano os primeiros já estejam na cidade.
 

 

“Nós já fizemos a ordem de compra e nos próximos meses vamos receber essa ferramenta extraordinária que traz conforto, segurança e economia para o usuário do sistema. Eu tenho defendido junto a todos os prefeitos - faço para da FNP [Frente Nacional de Prefeitos] - a ideia de que o país precisa ter uma política de subsídio, ou seja, como nós temos na saúde na educação”, destaca o prefeito.

 

Paranhos defende que os municípios banquem o  sistema, porque a cada dia que passa tem ficado mais caro para usuário, pelo fato de menos pessoas  estarem utilizando o transporte e isso acaba onerando aqueles que têm que ficar de  forma compulsória.
 

 

“Então, nós começamos aqui em Cascavel, dando exemplo para o Brasil, comprando 15 ônibus. Esse valor não irá para a planilha, por consequência não irá para as passagens. E isso ajuda o usuário do sistema”, enfatiza Paranhos.

 

A presidente da Transitar, Simoni Soares, afirmou que hoje é um marco de tecnologia, inovação e desenvolvimento.

 

“Nós estamos falando em sustentabilidade ambiental, econômica e social, trazendo para a população algo inovador, de qualidade, que vai transformar o transporte coletivo da nossa cidade”, ressalta.

 

Para o vice-prefeito Renato Silva, Cascavel está vivendo uma grande transformação no sistema de transporte coletivo.
 

“O que está acontecendo hoje em Cascavel é uma revolução”, observa.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, afirma que Cascavel sai na frente ao ser o primeiro município a adquirir ônibus elétricos no Brasil. “Nós já estamos vivendo essa emoção desde o dia que o prefeito Paranhos protocolou o projeto na Câmara para que os vereadores pudessem deliberar e autorizar a compra dos ônibus, e hoje nós estamos fazendo o primeiro passeio no ônibus elétrico”, observa.

 

 

Ônibus

O ônibus apresentado nesta manhã tem 12 metros de comprimento e capacidade para 75 passageiros. Equipado com baterias totalmente elétricas, possui autonomia de 270 km e pode ser carregado em até 4 horas. Além disso, os veículos oferecerão comodidade como ar-condicionado, conexão wi-fi e tomadas para recarga de celulares, garantindo um maior conforto aos usuários durante seus deslocamentos.

 

Imprensa e autoridades fizeram um passeio no veículo para conhecer o modelo que irá operar em Cascavel. No total serão 13 ônibus padrão e dois articulados que irão compor a frota. A recarga desses ônibus utilizará energia renovável, por meio de uma usina fotovoltaica que será construída no aterro sanitário.

 

O diretor da Higer para América Latina, Marcelo Barella, comemorou o momento. “Esse é um marco para a eletromobilidade no País. Ficamos felizes em entregar a Cascavel toda a tecnologia, inovação e eficiência da Higer Bus e contribuir com um transporte muito mais eficiente e limpo” afirma Barella.


Notícias Relacionadas »
Comentários »