10/01/2022 às 08h38min - Atualizada em 10/01/2022 às 11h20min

Oito dicas para montar um arranjo de flores

Arranjos de flores são escolhas interessantes para decorar diversos ambientes e ocasiões. Entretanto, é preciso conhecer algumas dicas para montá-los.

DINO
http://www.giulianaflores.com.br
Arranjo de flores


Os arranjos de flores, tanto simples quanto sofisticados, podem mudar a disposição do ambiente, seja em festas, confraternizações ou até para decorar a casa. São fáceis de fazer e para montá-los é preciso ter os materiais necessários, dedicar tempo e cuidado, além de conhecer oito dicas:

1. Cuidado com a escolha das flores

É preciso ter cuidado no momento de montar os arranjos, pois as flores mais indicadas são aquelas que se adaptam com as condições climáticas do local. Rosas, hortênsias, tulipas, boca-de-leão e a prímula, por exemplo, se adaptam ao clima frio. No verão, as indicadas são as astromélias, orquídeas, cravos, lisianthus e o copo-de-leite, que são resistentes às altas temperaturas.

2. Preparar as flores antes de montar o arranjo

É essencial preparar o arranjo antes de montá-lo, pois é nessa hora em que os espinhos são retirados, por exemplo. Além disso, é preciso fazer o corte longitudinal nas hastes, o que vai ajudar a flor a absorver melhor a água.

3. Amarrar firme

Assim que a espessura estiver no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, amarre os caules com um arame para dar sustentação ao buquê. Nessa hora, é preciso ter firmeza nas mãos para que o buquê não fique “soltando”. Quanto melhor amarrado estiver, mais bonito e firme o arranjo fica.

4. Escolher uma boa base

Feito o arranjo, é hora de escolher a base que dê sustentação e vai acomodar bem as flores e acessórios que serão usados. Uma dica é optar por bases recicláveis e sustentáveis, como potes de vidros, madeira, plástico ou outro tipo de recipiente que seja ideal para montar o arranjo.

5. Combinar os arranjos com a decoração

Uma dia é pensar na base do arranjo de flores de modo que combine com a decoração e estilo do ambiente. Ambientes mais descontraídos ornam com recipientes decorados, alegres e coloridos. Já os locais mais rústicos funcionam melhor com recipientes de madeira. Para os locais mais sofisticados, a ideia é dar um efeito ainda mais elegante, como os vasos de mármore, por exemplo.

6. Investir em acessórios e enfeites

Investir em itens como fitas de tecido, galhos, musgos e palha pode proporcionar arranjos mais coloridos e únicos. Todo material é uma composição em potencial para deixá-lo com o estilo do local.

7. Trocar a água regularmente

É fundamental que a troca da água dos vasos seja feita com frequência e, a cada troca, higienizar o vaso. Outra dica é colocar uma esponja vegetal especial para arranjos, que absorve água e mantém as flores irrigadas. Se optar pela esponja, é preciso posicioná-la fundo do vaso e esconder com folhas.

8. Cuidar do arranjo

Para que os arranjos de flores permaneçam vibrantes por mais tempo, é importante tomar alguns cuidados como deixá-los longe de ventos fortes ou do ar-condicionado, além de evitar água gelada, o que pode causar choque térmico e diminuir a resistência das plantas.

 

*Por Giuliana Flores



Website: http://www.giulianaflores.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...