Clic Paraná News Publicidade 728x90
04/09/2021 às 11h36min - Atualizada em 04/09/2021 às 11h36min

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial é inaugurado em Quedas do Iguaçu

“Esse é mais um órgão de atenção à saúde pública que em nossa gestão vai atender nossa boa gente," disse o prefeito Elcio Jaime da Luz

Clic Paraná
Jheynefer Camargo
Ato inaugural - Foto Assessoria

A Prefeitura de Quedas do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou nesta sexta-feira (03/09), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas.

O CAPS foi implantado no município seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Saúde Mental.

Por conta disso de acordo com a secretária de Saúde Raquel Preto a instituição será habilitada junto ao Ministério da Saúde para poder receber recursos federais.

Atualmente o CAPS requer um investimento mensal de 35 mil reais dos cofres da prefeitura para manutenção dos serviços e pagamento dos profissionais.

"O CAPS é uma política de saúde que existe, desde 2002, como que Quedas do Iguaçu com 34 mil habitantes pelo Senso do IBGE não tinha esse serviço? É vergonhoso!!!

 

“Vamos ganhar o custeio pra manter o serviço, faremos a proposta para construção de um CAPS nosso em Quedas do Iguaçu,” concluiu a Secretária Raquel.


O prefeito Elcio Jaime pontuou: “estamos no teto máximo de investimento” e citou como exemplo a construção da piscina de hidroginástica em andamento com recursos do município, também citou a parceria com a APAE a qual o prédio é locado pela instituição e o envolvimento das entidades com sua gestão. “Todas as entidades estão envolvidas com nossa administração, desde as igrejas (padres, pastores enfim...)”


“Esse é mais um órgão de atenção à saúde pública que em nossa gestão vai atender a nossa boa gente, agora nós temos um espaço adequado para atender a população relacionada a álcool e drogas”, explicou o prefeito Elcio Jaime da Luz.


De acordo com a assessoria de imprensa, o CAPS de Quedas do Iguaçu dispõe em seu quadro os seguintes profissionais de saúde: um psiquiatra, um médico (clínico geral) para apoio, três psicólogas (para psicoterapia), assistente social e atenção básica para suporte.



Durante a inauguração os presentes puderam conhecer o logotipo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), criado pelo Artista, João Pedro de Lima que está afixado na placa indicativa da fachada.



SOLENIDADE - Por conta das restrições devido à pandemia, a solenidade foi realizada em frente ao CAPS com a presença do prefeito Elcio Jaime da Luz; vice-prefeita, Edith Maier; presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Polese; Secretária Municipal de Saúde, Raquel Eleutério Preto e demais secretários; o presidente da Aciqi, José Carlos Marcon; representante da 10ª Regional de Saúde Cascavel; funcionários, pacientes e a municípes.  

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »