26/08/2021 às 10h16min - Atualizada em 26/08/2021 às 10h16min

Oeste em Desenvolvimento será modelo de programa de governança da Cacinor

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná

Clic Paraná
Ana Luiza Bonatto da Cruz
OESTE EM DESENVOVIMENTO

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) recebeu na terça-feira (24) uma comitiva do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A intensão principal é a criação de um programa de governança inspirado no modelo apresentado pela Região Oeste do Estado.

O presidente do POD, Rainer Zielasko, agradeceu o convite e o reconhecimento ao Programa Oeste em Desenvolvimento. “Somamos muitas conquistas e seguimos articulando um ambiente favorável ao desenvolvimento dos setores e da própria sociedade, mas tudo isso foi construído por muitas mãos e contou com o trabalho dos mais diversos setores e parceiros do POD”, destacou Rainer.

Rainer Zielasko lembrou algumas das grandes conquistas do POD, inclusive a luta atual por um modelo mais justo de pedágio. “A união de uma região é determinante para o seu crescimento. A representatividade pode mudar uma realidade pela força que exerce nas decisões que precisam sempre caminhar no sentido de permitir o desenvolvimento ordenado e sustentável”, resume o presidente.

O Programa Oeste em Desenvolvimento foi apresentado pela sua executiva, Lara Beatrice Biezus, que acompanhou o desenvolvimento do programa de governança desde sua formação. “Procuramos apresentar a timeline do programa e a sua robusta estrutura metodológica, embasada nos pilares de governança territorial, estratégia participativa e gestão colaborativa assim como as conquistas da aplicação adequada e responsável desta ferramenta de gestão territorial em prol do Oeste desde sua criação. É uma história construída há várias mãos e com admirável rigor técnico e de engajamento”.

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, relembrou o processo de articulação do POD, além de realizar uma avaliação criteriosa da estratégia desenvolvida para que os resultados atuais fossem alcançados. “Entendo que momentos como esse consolidam o reconhecimento do POD como referência para o desenvolvimento regional. Além disso, cooperar e compartilhar experiências com uma cidade como Maringá, que também é uma referência nacional, agrega ainda mais conhecimento ao programa”, avaliou Augusto Stein. O Sebrae é um dos principais parceiros do POD desde sua formatação.

O Presidente do Conselho Superior da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) Marcos Tadeu Barbosa, destacou que o POD é um modelo exemplar para o desenvolvimento regional e que a ampla representatividade da Região Oeste do Estado é fruto de iniciativas do programa.
 

“Estamos no processo de amadurecimento como região para que um processo muito semelhante seja desenvolvido aqui e que possa consolidar em nosso território uma representatividade semelhante a que o POD formatou em sua região. Precisamos deixar de ser cidades isoladas para compor uma forte, determinada e pujante Região”, afirmou Barbosa.

Para o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), Rafael Canali, mesmo que os desafios das regiões apresentem diferenças consideráveis, a metodologia do POD pode ser decisiva para o desenvolvimento sustentável. “Temos desafios em nossa região que o Oeste do Estado já superou e isso é fruto deste trabalho que reúne técnica e representatividade de lideranças e entidades que mantém no desenvolvimento regional seu motivo comum e foco central”, destacou o presidente, afirmando que esse será o caminho para a Região Norte.

HISTÓRICO - Iniciado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território.

Atualmente, 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território.

A governança do programa atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e grande capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas obtenham resultados práticos e objetivos para o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná.

Com a participação de todas as esferas da sociedade e com atuação suprapartidária e institucional, o programa cumpre seu papel de aglutinador dos setores público e privado no planejamento do futuro do território, evitando a descontinuidade das políticas públicas de desenvolvimento ao priorizar as chamadas Políticas de Estado, que perduram mesmo após as mudanças nas gestões municipais, estaduais e federais, gerando impacto e fazendo a diferença para o desenvolvimento do nosso território.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...