17/08/2021 às 09h35min - Atualizada em 17/08/2021 às 09h35min

Comitê Gestor vai articular ações para o desenvolvimento empresarial em Laranjeiras do Sul

Objetivo é reunir entidades representativas do município para promover o desenvolvimento local

Clic Paraná
Camila Agner
Imagem divulgação

Com o apoio e articulação do Sebrae/PR, o município de Laranjeiras do Sul, iniciou uma nova frente em favor do desenvolvimento local e integrado. Desde o começo deste mês, a cidade conta com o Comitê Gestor Municipal, uma governança formada por entidades representativas, entre instituições de ensino superior, instituições financeiras, empresas, cooperativas e poder público. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, que atua em temáticas de liderança, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora.

“Já temos entidades e representantes de Laranjeiras do Sul que participam ativamente do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios – território Cantuquiriguaçu. Com esse trabalho, obtivemos resultados importantes, mas entendemos que era preciso ter algo com mais foco micro. Dessa forma, articulamos para reunir os atores, capacitá-los e, agora, temos um comitê gestor municipal, que objetiva especificamente as ações ligadas ao município de Laranjeiras do Sul”, explica o consultor do Sebrae/PR, Reges Friedrich.

Nesse sentido, lideranças empresariais e de governo participaram do Leme de Liderança, uma solução do Polo de Liderança Sebrae/PR. No formato, durante dois encontros, foram trabalhados temas como liderança e empreendedorismo cívico; liderança e trabalho colaborativo e gestão da mudança e análise do ambiente.

O grupo iniciou a definição dos eixos mobilizadores e quais ações podem ser realizadas em conjunto para apoiar o desenvolvimento municipal. As temáticas elencadas foram: acesso a mercados e parceria do município de Laranjeiras do Sul com o Sebrae/PR, buscando a capacitação de empresários para as compras públicas; liberdade econômica, diminuição de pontos burocráticos e verticalização das demandas estatais e melhoria de canais de acesso e comunicação; acesso à justiça por assessoramento do empreendedor, encaminhando direitos e deveres; bem como no auxílio na recuperação e acesso a crédito.

“Ter um comitê estruturado é importante para qualquer município que tem como foco o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e respeito para com os seus empresários e empreendedores. Os reflexos da atuação, bem como as políticas públicas de desenvolvimento econômico implantadas em parceria com a gestão municipal, serão imediatas. Principalmente no que diz respeito a capacitação, pois a parceria com o Sebrae/PR com foco nas compras públicas, recupera e mantém o dinheiro do município”, destaca o diretor da Sala do Empreendedor e Agente de Desenvolvimento, Guaracy Emerson Pacheco.

O Comitê Gestor Municipal de Laranjeiras do Sul já conta com 17 integrantes, representantes de entidades públicas e privadas, e terá encontros mensais.  

 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Telefones: (45) 99964-4457| (45) 98801-2920 | (41) 3330-5895

www.pr.agenciasebrae.com.br


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...