10/06/2021 às 08h28min - Atualizada em 10/06/2021 às 08h28min

Inovação aberta é destaque em evento no oeste do Paraná

Link SRI visa aproximar startups e empresas âncora para solução de problemas e fomento do ecossistema local de inovação

Clic Paraná
Camila Agner
Imagem Divulgação

Reunir as pessoas, profissionais e instituições que promovem a inovação e, com isso, potencializar o desenvolvimento regional por meio do compartilhamento de experiências e geração de novas ideias. É com esses objetivos que foi lançado, nesta quarta-feira (09), o Link SRI, evento que faz parte do eixo de cooperação do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Promovido pelo SRI – Iguassu Valley, com apoio do Sebrae/PR, PTI – Parque Tecnológico Itaipu, Lar Cooperativa e Senai, o Link SRI é um programa de inovação aberta que visa conectar empresas âncoras ou demandantes a startups e pequenas empresas que possam desenvolver soluções para instituições públicas e privadas. Uma relação de interação que, segundo o presidente do POD, Rainer Zielasko, beneficia toda a região.

“O que desejamos é desobstruir obstáculos e abrir caminhos que não existem ainda. Com isso, queremos criar ambientes mais competitivos, facilitando a vida do empresário do Oeste para que ele tenha mais condições de investir, gerar renda e empregos. É isso que acontece no Link SRI. Antes, sonhávamos com essa interação. Hoje, vemos ela na prática”, analisa Zielasko.

O lançamento, realizado em ambiente online, foi considerado o “Encontro 0” dos trabalhos do Link e, por isso, contou com uma explanação sobre o Sistema Regional de Inovação e, também, com o compartilhamento do case da Cooperativa Frísia, de Carambeí, que se tornou referência estadual em inovação aberta por meio da iniciativa “Digital Agro”, que abre as portas da cooperativa para que startups possam conhecer as principais dificuldades da rotina de produção e, a partir disso, propor e desenvolver soluções que ajudem a desenvolver ainda mais a empresa.

“A Frísia sempre inovou, mas não tínhamos um programa próprio para isso. Já realizávamos a Feira Digital Agro, que funcionava como uma vitrine do eu os outros faziam, mas decidimos ampliar. Criamos o Digital Agro News, que tem como objetivo fomentar e difundir conteúdo sobre inovação; o Digital Agro Ideas, que coleta ideias inovadoras da comunidade e premia as melhores como forma de incentivo; e, por fim, o Digital Agro Connection, que é o Programa de Inovação Aberta”, enumera o coordenador de Marketing da Frísia, Auke Dijkstra.

Em 2020, foi realizada a primeira edição da Digital Agro Connection. Foram realizadas inscrições de 70 startups, que geraram, posteriormente, 12 pitches, ou seja, apresentações de soluções, e a cooperativa selecionou seis para auxiliar no desenvolvimento do que foi criado.

“Inicialmente, tudo parecia muito complexo – era um universo desconhecido para nós. A cooperativa tem mais de 800 cooperados e muitas marcas agregadas, então, fomentar a inovação em mais de trinta negócios diferentes é um grande desafio. Para isso, uma das respostas foi a inovação aberta. Agora, temos inovação o ano inteiro”, acrescenta o analista de Estratégia e Inovação da Frísia, Fábio Solano Baptista.

Link SRI

Considerado o maior evento de inovação da região oeste paranaense, o Link SRI terá uma extensa programação até dezembro deste ano. Já estão previstas a realização de encontros com as empresas demandantes e com os solucionadores, além de mapeamento de demandas, soluções geradas e esclarecimento de dúvidas.

“Todo o processo se dá pelo compartilhamento de experiências, envolvimento de empresas e instituições públicas e privadas. O Link SRI vai conectar as empresas âncoras de startups, pesquisadores e pequenas e médias empresas visando a efetivação de parcerias concretas, que beneficiam todo o ecossistema”, pontua a coordenadora do Link SRI, Márcia Pessini.

As pré-inscrições para o Link SRI estão abertas até o dia 30 de junho. Podem se inscrever startups e empresas interessadas em inovação aberta. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail linksrioeste@gmail.com.

“Esperamos que todos aqueles que possuem algum interesse em inovação aberta possam participar. Teremos muitos encontros e inúmeras oportunidades para fomentar a inovação e promover a conectividade entre os players da região”, finaliza o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...