07/04/2021 às 09h48min - Atualizada em 07/04/2021 às 10h20min

Construção civil pode substituir paredes de alvenaria por sistema em EPS para suprir déficit habitacional

Construções com paredes feitas com painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS) do Grupo Isorecort contam com fundação de lajes de concreto e estão sendo implementadas com sucesso em várias cidades brasileiras

DINO
http://www.isorecort.com.br
Casa construída em sistema em EPS do Grupo Isorecort


Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), para suprir o déficit habitacional seria necessário construir 7,8 milhões de novas moradias no Brasil. Diante deste cenário, por conta das características de segurança e economia, o sistema construtivo de paredes feitas com painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS) pode contribuir para a mitigação do problema.

O EPS, popularmente conhecido como "isopor", é um material que permite inúmeras utilizações, já sendo utilizado na construção civil em vários países europeus, Estados Unidos e Japão. Dependendo da densidade, o material é capaz de suportar mais de 40 toneladas por m2. Por isso, ele proporciona resistência surpreendente em comparação à alvenaria convencional, com conforto térmico e acústico.

"Este sistema construtivo proporciona um caminho alternativo para uma construção mais acessível a todos", afirma André Santos, diretor-presidente do Grupo Isorecort, que acaba de lançar no Brasil um sistema inovador de construção com paredes inteiras feitas em Monopainel® (painel monolítico), compatível com qualquer tipo de projeto.

Segundo ele, o painel monolítico representa uma evolução na construção civil, não somente pelo conceito inovador, mas também por ocasionar uma redução de aproximadamente 30% nos custos finais da obra. "O sistema, cujas obras contam em sua maioria com fundação de lajes de concreto, é um terço mais rápido de se executar em comparação à alvenaria convencional. Além disso, tem baixíssima absorção de umidade e menor geração de entulho e resíduos", afirma.

Projetos de construção civil com o Monopainel® estão sendo implementados por construtores em cidades como Araraquara (SP), São Bernardo do Campo (SP), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Varginha (MG), Vinhedo (SP) e várias outras.

O Grupo Isorecort é uma indústria especialista na fabricação de EPS para aplicações na construção civil e no segmento industrial. Por meio de seu departamento de desenvolvimento técnico, ela possibilita a produção de peças personalizadas de acordo com o projeto específico do cliente.

Todo o EPS produzido pela empresa é reciclável e isento de CFC. As sobras obtidas durante o processo de fabricação dos produtos são recolhidas e recicladas internamente. Além disso, a companhia possui um sistema de logística reversa junto aos seus clientes, cooperativas e parceiros.

Para compor os projetos de construção civil, além do painel monolítico, o Grupo Isorecort fabrica painéis de Fechamento de Shaft®, molduras com revestimento para uso interno e externo, lajotas para confecção de lajes, placas para isolamento térmico, acústico e impermeabilização, núcleos para telhas termoacústicas e os blocos de EPS de alta densidade GeoSolution® (geofoam), aplicados principalmente na engenharia geotécnica para a substituição de solos moles e elevação/nivelamento de solo.

Mais informações podem ser encontradas em monopainel.com.br e isorecort.com.br.

Indústria brasileira líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais, o Grupo Isorecort possui sede localizada em Ribeirão Pires (SP) e filial em Varginha, sul de Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Fundada há mais de 15 anos, a companhia é uma das principais transformadoras de EPS (isopor) do país. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, a empresa integra diversas entidades que visam ao desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council - Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.



Website: http://www.isorecort.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...