15/01/2021 às 11h02min - Atualizada em 15/01/2021 às 11h02min

Quedas do Iguaçu na rota turística do Paraná

O Programa vai impactar 16 municípios e reforçar a estratégia do Estado de avançar em turismo e meio ambiente

Clic Paraná
Zaqueu Luz
Quedas do Iguaçu na rota turística do Paraná

O balanço das iniciativas foi apresentado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, durante reunião com o prefeito Elcio Jaime da Luz (PSD), na tarde desta quinta-feira (16), no auditório da Usina Hidrelétrica Salto Osório (ENGIE Brasil).

O programa que visa cumprir as prerrogativas do desenvolvimento sustentável, garantindo suporte para quem quer empreender no Estado do Paraná, na área do Turismo, tem o olhar do governador Carlos Massa Ratinho Junior, voltado para Quedas do Iguaçu, região privilegiada pela natureza e banhado pelas águas do Rio Iguaçu.

O secretário destacou que a região pode ser um grande indutor do desenvolvimento e do turismo, disse ainda que o turismo é um dos setores que mais cresce e gera emprego e renda no paraná e no Brasil.

O secretário explicou que o objetivo do programa é garantir que todos os empreendimentos já existentes e os futuros estejam ambientalmente adequados, com medidas de controle e proteção ambiental, mas de uma forma descomplicada. 
 
PREFEITO DE QUEDAS DO IGUAÇU
Elcio Jaime da Luz disse que esse projeto é importante porque a falta de regras claras dificultava a solução. “Com a descomplicação ou regulamentação, garantimos segurança aos proprietários dos empreendimentos e ainda a preservação do meio ambiente, o que é muito importante, além de estabelecer critérios para as atividades náuticas, assegurando a solução de problemas antigos, garantindo assim segurança jurídica para quem quiser investir em lazer e turismo em nossa região.”



 Secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes

DESCOMPLICA TURISMO
Dentro do programa descomplica turismo, que será lançado em breve pelo governo do Paraná, está a iniciativa já apresentada pelo secretário ao prefeito Elcio Jaime, sua vice-prefeita Professora Edith, comitiva de secretários municipais e direção da ENGIE Brasil a inclusão dos considerados empreendimentos náuticos edificações como marinas, garagens náuticas, plataformas de pesca e outras que contemplem estruturas como atracadouros, trapiches, rampas, docas, píeres e flutuantes.

No Paraná, estes empreendimentos são encontrados em diversas regiões do Estado onde existem represas, rios e canais liberados para a navegação. Entre as áreas onde existem atividades náuticas estão o lago das usinas de Salto Osório, Itaipu, Salto Santiago, Salto Caxias, Foz do Areia e Xavantes.


Participação do Gerente da Engie- Usina de Salto Osório, Antônio Carlos Martins


Prefeito Elcio Jaime da Luz, Secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, 
Márcio Nunes e Secretários Municipais de Quedas do Iguaçu.


Também estiveram prestigiando o lançamento do projeto o 
Sargento Jair Chagas da 15 Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro de Cascavel e Denilso Lenh Diretor da DD SERV - PARANÁ e presidente da empresa Pragas & Eventos. 
 

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...