15/08/2020 às 08h45min - Atualizada em 15/08/2020 às 08h45min

Museu Municipal Dom Severino Kögl é reinaugurado e está aberto para visitação

O Museu tem como finalidade resgatar e preservar os usos e costumes dos primeiros moradores do município de Nova Santa Rosa

Clic Paraná
Analiza Vissotto
Fotos: Analiza Vissotto

Esta quinta-feira (13) se tornou um marco para a história de Nova Santa Rosa. Após ter ficado fechado por anos o Museu Dom Severino Kögl passou por readequação, remodelação e modernização, tendo sido

reinaugurado e aberto para visitação. Por meio de recursos próprios da administração municipal foram investidos nas melhorias R$ 50 mil.


    O Museu foi reaberto, de forma parcial em 2018, quando recebeu algumas exposições itinerantes. No entanto, não estava adequado e necessitou ser fechado para estudo, e adequações. As exposições feitas foram em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Itaipu Binacional.


   A reinauguração contou com a presença do prefeito Norberto Pinz; vice-prefeito Noedi Hardt; presidente da Câmara de Vereadores Ari Schmidt; secretária de Educação e Cultura Nilza Gerling; diretor de Cultura Fabiano Cassimiro; ex-prefeito e quem idealizou a criação do museu em 1986, professor Elio Migliorança; professores especializados em história e museus Fausto Irschlinger e Gracieli Schubert e funcionários.


   A remodelação e modernização do Museu Dom Severino Kögl contou com: limpeza, higienização e conservação de todo o acervo; formação dos servidores para catalogar e cuidar dos objetos, instalação de forro, cortinas e iluminação interna (lâmpadas); estantes (módulos e balcões) e expositores novos; pintura interna; instalação do setor administrativo interno com disposição de funcionário, computador, mesas, armários, internet, manutenção de toda estrutura elétrica, entre outras melhorias.


   O ex-prefeito e professor Elio Migilorança, fez um relato emocionado da importância e valorização da história e cultura de Nova Santa Rosa. “É uma felicidade sem igual, eu não pisava no museu há cerca de 20 anos, então é gratificante chegar aqui e ver como tudo está sendo cuidado, com tanto carinho”, disse sugerindo as autoridades que criem mecanismos para fazer com que o Museu Municipal Dom Severino Kögl, seja protegido para que sua história seja respeitada e cuidada, fazendo com que as portas do museu sempre estejam abertas para receber visitantes.


   A secretária de Educação e Cultura Nilza Gerling também se emocionou e relatou que abrir o museu para visitas era um sonho. “E conseguimos, a alegria é imensa”, falou. O diretor de Cultura Fabiano Cassimiro também relatou que por muitos anos o museu não recebeu os cuidados que merecia. “Mas agora isso mudou, fizemos novamente o livro de tombo, no qual todas as peças foram catalogadas, todos os itens foram higienizados e receberam uma atenção sem igual, assim vamos dar continuidade a essa importante história. Minha gratidão a equipe de professores e funcionários que atuaram ali, realmente uma emoção muito grande em ver este resultado, que há muito tempo, era um sonho”, disse.


   O prefeito Norberto Pinz, agradeceu a presença de todos no ato de reinauguração do museu e abriu seu convite para que os nova-santa-rosenses venham ao Museu Dom Severino Kögl conhecer a história do município e se emocionar. “Temos que respeitar nossa história e assim dar continuidade a ela”, encerrou o prefeito.




  IMPORTANTE: Todos os cuidados com a higienização, devido à pandemia da COVID-19, estão sendo feitos durante a visita ao museu: uso do álcool gel, uso da máscara e não aglomeração de pessoas durante as visitas.

 

HISTÓRIA DO MUSEU MUNICIPAL DOM SEVERINO KÖGL

O museu fica localizado na Avenida Horizontina nº 1876, tendo sido criado através da Lei municipal nº 164 em 21 de outubro de 1986 e implantado em uma edificação construída para esta finalidade em 1987. Tem como finalidade resgatar e preservar os usos e costumes dos primeiros moradores do município de Nova Santa Rosa.






     Atualmente seu acervo é composto por aproximadamente 1.800 documentos históricos, dentre eles objetos utilizados por pioneiros, fotografias e audiovisuais que registram momentos importantes da nossa história. A sede, além do museu, abriga também a biblioteca municipal. O acervo é composto por objetos, fotos e documentos sobre os pioneiros e ainda peças que retratam aspectos naturais da região.

​Veja outras fotos












 


  Mais informações: site oficial da Prefeitura do município, no link do Departamento de Cultura https://novasantarosa.pr.gov.br/departamento-de-cultura/.

eja outras fotos

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...