10/02/2020 às 08h26min - Atualizada em 10/02/2020 às 08h26min

Abrabar quer ações conjuntas sobre coronavírus em bares e restaurantes

Entidade solicitou audiência com a Secretaria Estadual de Saúde para debater orientações aos colaboradores e clientes do setor

Clic Paraná
Ronildo Pimentel
Foto legenda (vila gastronomica curitiba) Abrabar quer saber como orientar colaboradores e clientes para a prevenção ao coronavírus no Paraná Foto: Arquivo/Google
A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) encaminhou, esta semana, ofício às secretarias de Saúde do Estado e das principais cidades do Paraná, para definir ações conjuntas de conscientização, esclarecimento e prevenção ao coronavírus em bares e restaurantes. A intenção é antecipar um trabalho para garantir a saúde dos clientes, especialmente no período de inverno que se aproxima.

"A ideia é começar esta ação logo após o Carnaval ou no período que acharem conveniente ou melhor", destacou o presidente Fábio Aguayo, em ofício ao secretário estadua de Saúde, Beto Preto, e gestores municipais. A Abrabar lembra que em 2009, na época da gripe Influenza, Suína ou HN1, foi realizada campanha de alerta e prevenção na categoria.

"Gostaríamos de repetir algo parecido para o Carnaval e no decorrer do ano, com informações e medidas de prevenção e esclarecimento de sintomas", afirma Aguayo, lembrando que bares e restaurantes são locais de grande aglomeração. 

Publicidade
O anúncio, ainda segundo Aguayo, era vinculado em sites e cadernos de gastronomia e entretenimento  da época. A preocupação é motivar os empresários a adotarem cuidados com limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres.

De acordo com o presidente da Abrabar, a intenção é aprender como orientar os colaboradores do setor à agir com esta situação. "Por isto a importância desta audiênica com o secretário da saúde para sabermos o que orientar. Estamos unidos nesta prevenção para não ocorrer o que está acontecendo hoje na China, com relação a aglomerações, festas", completou Aguayo.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...