24/01/2020 às 11h45min - Atualizada em 24/01/2020 às 11h51min

Escritório de Jaime Lerner assinará masterplan de Balneário Camboriú

Diretrizes do masterplan nortearão o crescimento urbano da cidade catarinense para os próximos anos.

DINO

As diretrizes que nortearão o planejamento e a organização do crescimento urbano de Balneário Camboriú para os próximos anos serão traçadas no masterplan contratado pela prefeitura da cidade catarinense junto ao escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, do Paraná, um dos mais respeitados do mundo. Temas como ordenamento territorial, mobilidade, identidade e meio ambiente fazem parte do escopo do contrato assinado nesta quinta-feira (23).

“Para alcançarmos o patamar que pretendemos para Balneário Camboriú precisamos de um planejamento que ordene o crescimento nos mais variados aspectos, requalificando e ordenando as áreas para onde a cidade vai crescer, revitalizando espaços já existentes e criando novos atrativos, tudo isso com sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, e preservando a identidade e a memória local. Para fazer isso, deixar este legado, precisamos um masterplan que contemple a cidade como um todo, e que ordene, também, as regiões em crescimento”, considera o prefeito Fabrício Oliveira.

“O MasterplanBC indicará ainda projetos estratégicos para Balneário Camboriú, como as diretrizes para implantação de um futuro parque tecnológico, definição de potenciais construtivos, valorização das margens do Rio Camboriú, avaliação do potencial da paisagem cultural e criação de marcos urbanísticos para toda cidade”, explica o prefeito

A arquiteta e urbanista Valéria Bechara, sócia do escritório de Jaime Lerner, fala sobre características da cidade que são únicas. “É uma cidade linda, uma cidade que mantém contrastes importantes, onde você tem áreas ultra urbanizadas e áreas ainda completamente agrestes, então esse ordenamento é importante e desejável para Balneário Camboriú”, coloca a arquiteta.

O Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento, Carlos Humberto Metzner Silva, salienta a importância de planejar a cidade para o futuro. “Quando se planeja a cidade, se erra menos, se vocaciona as diferentes localidades de acordo com suas características e potenciais. A contratação de um dos melhores escritórios de Arquitetura e Urbanismo do mundo, com extenso portfólio de obras no país e no exterior, vai dar a este planejamento para Balneário Camboriú a certeza de que a multiplicidade que compõe a nossa cidade será respeitada e valorizada com olhos para o futuro”, comentou o vice-prefeito.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...