20/01/2020 às 17h53min - Atualizada em 20/01/2020 às 17h53min

Conheça a bela história da Escola Bíblica Dominical

A intenção inicial era afastar os jovens da criminalidade

Clic Paraná
Jade Nunes
A Escola Dominical de Robert Raikes Foto: Reprodução
A Escola Bíblica Dominical foi fundada em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, na Inglaterra. Na época, o local sofria com a desigualdade social e o analfabetismo da maioria de sua população. Como ainda não havia escolas públicas, as crianças pobres trabalhavam 12 horas por dia nas fábricas da região. O único dia livre era o domingo e elas ficavam nas ruas, sem nenhum tipo de supervisão e cuidado.
 

O jornalista Robert Raikes passou a se incomodar com o comportamento dos jovens, que mesmo com pouca idade já xingavam e se agrediam. Ao perceber que por esse caminho as crianças não teriam um bom futuro, Raikes teve a ideia de criar uma escola que funcionasse aos domingos e ensinasse fundamentos cristãos, boas maneiras, moral e civismo.

– As Escolas Dominicais fundadas pelo Sr. Raikes, no final do século XVIII, originaram o estabelecimento da educação pública popular – afirmou, na época, o historiador John Richard.

Raikes conseguiu o apoio de algumas senhoras que iam às casas explicar sobre o trabalho e convencer os pais da importância do ensino para os jovens. O trabalho cresceu e em três anos já haviam sete escolas com média de 30 alunos cada. A transformação a longo prazo foi tão grande que em 12 anos não existia nenhum criminoso para ser julgado.

 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...