25/11/2019 às 08h34min - Atualizada em 25/11/2019 às 08h34min

Carro-forte pode estacionar em locais proibidos em Cascavel

É comum veículos de transporte de valores, conhecido popularmente como carro-forte, estacionar em plena via movimentada em Cascavel

Clic Paraná
Zaqueu Luz
Imagem Clic Paraná.com
O caótico trânsito da área central de Cascavel, ficou ainda mais lento por alguns minutos na tarde de sexta-feira (22). Por volta das 17 horas, um veículo de transporte de valores, conhecido popularmente como carro-forte, estacionou em plena via movimentada da Rua Paraná, ao lado de um supermercado e foi flagrado por nossa reportagem. O veículo ficou parado por um período, próximo a um semáforo e faixa de pedestre, obstruindo uma das três faixas da rua movimentada, fazendo com que se formassem longas filas e desvios arriscados aos transeuntes.



Muitas pessoas podem até achar errado, mas mediante a tal situação, nossa equipe foi procurar saber se carro forte, pode estacionar em locais proibidos e veja o que descobrimos na Lei.

Carros-fortes são regidos por uma lei bem específica, que foi pensada naqueles veículos que são utilizados para executar serviço na via, ou seja, gozam de estacionamento e parada no local de execução, seja para manutenção de galerias de água, esgoto, gás entre outros, senão vejamos a lei.
Artigo 29, VIII do CTB.

Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN;

Ou seja, o artigo 3º da resolução 268 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) diz que veículos destinados ao transporte de valores são considerados de utilidade pública e, por isso, podem estacionar em locais proibidos. O artigo 4º da mesma resolução é claro: “Veículos de utilidade pública gozarão de livre parada e estacionamento, independentemente de proibições ou restrições estabelecidas na legislação de trânsito ou através de sinalização regulamentar”.

Tanto por uma questão de segurança quanto de logística, esse “desembarque” de valores em vias públicas serve para inibir assaltos e ocorrências, além de facilitar a fiscalização dos órgãos responsáveis.

Portanto, da próxima vez que ver um carro-forte em via pública, lembre que os vigilantes estão cumprindo seu serviço totalmente dentro da lei e que a segurança deles também depende de estratégias, entre elas, o local de parada do veículo.

 
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/

Clic e veja o que diz o Tenente da polícia militar do Paraná, em Campo Mourão, onde a situação é parecida com Cascavel, quando indagado acerca de carros fortes pararem em locais proibidos ou fila dupla:   


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...