10/11/2019 às 18h08min - Atualizada em 10/11/2019 às 18h08min

15 anos de um empreendimento que mudou hábitos de consumo e impulsionou negócios na região

Em novembro, o Cascavel JL Shopping está debutando. Conheça histórias de empresários que apostaram nesse formato desde o início e hoje comemoram a solidificação de suas empresas

Clic Paraná
Contelle Assessoria
Flávio José Lehnen
11 de novembro de 2004. A data que marcou o início de tudo fica exposta no restaurante de comida natural que foi pioneiro nesse nicho em Cascavel. Há 15 anos, Diles Manfroi trocava a burocracia do trabalho como bancária para atender aquilo que a intrigava muito como consumidora. “Naquela época, alguém sair de casa para comer uma salada não existia. Eu gostava disso e quando eu procurava encontrava só sanduíches com pão branco, maionese, presunto... Não eram naturais de verdade. Antigamente você ia aos shoppings e pensava: o que eu vou dar para o meu filho? Só fritura”, conta a empresária, que teve uma visão certeira e apostou num nicho que antes parecia impossível e hoje tem uma demanda que só cresce: montou um cardápio que tem desde cachorro quente e hambúrgueres até massas, mas tudo numa versão saudável.
 
A data que ela faz questão de comemorar todos os anos é a mesma do nascimento da estrutura que abriga o restaurante: a empresa dela surgiu juntinho com o Cascavel JL Shopping. Uma parceria que funcionou e agora está completando 15 anos. “Acho que a visibilidade no shopping é muito maior. Não tem lugar melhor. Se você estiver na rua tem que ‘buscar’ o cliente, enquanto no shopping você está numa vitrine”, comenta Diles, que recorda com nostalgia dos clientes ‘mirins’ que ela viu crescer: “Eu tenho clientes que nem alcançavam o balcão no começo e que hoje são adultos e continuam frequentando, o que mostra que muita gente adquiriu o hábito saudável”. Tanto é que a demanda foi crescendo, crescendo, crescendo, até o negócio expandir: de 4 para 12 funcionários na loja de Cascavel e de 1 para 7 restaurantes em diferentes cidades do Paraná e Santa Catarina. Frutos colhidos hoje que são resultado de um plantio árduo: “eu digo que por pelo menos 10 anos eu praticamente dormia no shopping, estava aqui manhã, tarde e noite”.

Assim como Diles, outros empresários comemoram esse aniversário junto com o shopping. É o caso das sócias Rosimeri Dallabrida e Maristela Dalmina que têm uma loja de calçado numa posição estratégica do piso L2: em frente à praça de alimentação e do ladinho da escada rolante. Maristela faz parte de quase todos os 15 anos de história. Ela primeiro gerenciou a loja para a irmã e, depois, decidiu encarar o desafio de ser a dona do negócio. “Eu tinha uma loja de acessórios e calçados no Centro. Mas eu acho mais legal shopping do que rua. Aqui a gente trabalha em horários diferenciados, isso conta muito. E acabamos atingindo uma clientela da região, de pessoas que acabam vindo para comer e para comprar outras coisas também. Muita gente que vem de Toledo, Marechal Cândido Rondon, de Guaraniaçu fazer algumas atividades em Cascavel e aproveita para passear no shopping”, comenta Maristela, que trabalhou por 17 anos como professora de Educação Física, mas se encantou tanto pela vida de empresária que não a troca por outra função.


Foi essa visibilidade e possibilidade de expansão que fez Flávio José Lehnen apostar no Cascavel JL Shopping, em 2004. A loja de roupas, calçados e acessórios especializada no público que curte skate, camping, patins e um estilo mais esportivo e descolado de se vestir, é uma extensão do que ele já tinha em outros espaços e também na rua. Em pouco tempo, os pequenos metros quadrados precisaram dobrar para dar conta da demanda. “Essa área toda ao redor do shopping foi valorizada. Desde o início, o Cascavel JL Shopping é referência. Temos clientes de toda região Oeste e Sudoeste. No começo foi difícil, a gente contava os clientes que passavam com sacolas. Muita gente vinha para o shopping, mas não comprava aqui. Hoje tem cliente que toda vez que vem, compra algo, que transformou isso em hábito”, conta Flávio.


E assim a estrutura segue: dando suporte para novos empreendimentos e solidificando negócios já existentes, tornando a vida das famílias de Cascavel e região mais confortável, prática e divertida. “Tenho muito orgulho das pessoas reconhecerem nosso trabalho, de gostarem, de falarem, de ver meu nome em algo que influenciou tanta gente”, comemora Diles.



Sobre o Cascavel JL Shopping

O empreendimento tem hoje aproximadamente 100 operações, com mix de marcas variadas. Possui localização privilegiada na cidade de Cascavel (PR) e fomenta a economia local e regional.

Motivos para comemorar não faltam. Além das recentes melhorias que trouxeram mais conforto e comodidade ao público, o shopping tem atraído cada vez mais a atenção de marcas com presença nacional, fortalecendo a variedade de opções de qualidade que o público de Cascavel e região pode encontrar.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...