17/10/2019 às 18h55min - Atualizada em 17/10/2019 às 18h55min

Agendamentos de mamografias será realizado no Terminal Oeste pela LFCC

Ação é organizada pela Legião Feminina de Combate ao Câncer em parceria com o Hospital do Câncer Uopeccan

Clic Paraná
Clic Paraná
Terminal Oeste

Nesta sexta-feira (18), em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, a  LFCC estará realizando uma ação relacionada ao Outubro Rosa em parceria com a Uopeccan, as legionárias estarão no Terminal Oeste, próximo à Rodoviária de Cascavel das 8h às 17h, agendando exames de mamografia.  O exame é realizado em mulheres a partir dos 40 anos.

 

Além da mamografia as legionárias estarão agendando exames de PSA e preventivos, em parceria com o laboratório da UNIPAR.

 

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença grave que se não tratada pode ser fatal. A doença acomete cerca de 60 mil mulheres, a boa notícia é que, devido aos métodos modernos de tratamento, o câncer de mama pode ser curável, desde que diagnosticado no início. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia anualmente, e, mulheres em idade fértil realizem o autoexame ao menos uma vez ao mês.

 

Autoexame das mamas

O  autoexame  das  mamas  pode  e  deve  ser  feito  rotineiramente  pelas

mulheres.  Basta que a mulher faça a palpação das mamas regularmente quando se sentir confortável  para  isso.  Desta  forma,  quando  surgir  algo  diferente  nas  mamas, como um nódulo (caroço) que é a principal forma de apresentação da doença, este será percebido e será um sinal de alerta para busca de avaliação médica. Mamas com  pele avermelhada  ou retrações e  saída de secreção espontânea pelo mamilo também devem ser levados em conta.

 

 

Tratamento

Mesmo  as  modalidades  mais  modernas  de  tratamento  do  câncer  de

mama,  que  incluem  cirurgia,  quimioterapia,  radioterapia  e  imunoterapia  são oferecidas  pelo  SUS.  Em  Cascavel,  o  Hospital  do  Câncer    UOPECCAN  – está credenciado pelo Ministério da Saúde para tratar mulheres portadoras de câncer  de  mama.  É  muito  importante  ressaltar  que  quanto  antes  for  feito  o diagnóstico,  menos  agressivo  será  o  tratamento,  com  real  possibilidade  de cura.  Além  de  médicos,  mulheres  com  câncer  de  mama  devem  receber  a atenção  de  equipe  multiprofissional  treinada,  que  conte  com  profissionais  de áreas  da  saúde  como  enfermagem,  assistência  social,  fisioterapia,  nutrição, entre outras.

 

Agendamentos de mamografia

A Uopeccan disponibiliza exame de mamografia gratuitamente. Para agendar diretamente na instituição basta entrar em contato através do (45) 2101-7015 e presencialmente na Uopeccan, na Rua Itaquatiaras, 769, Santo Onofre, Cascavel ou na Av. Paraná, 7592, Zona III em Umuarama – (44) 2031-0754.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...