28/07/2019 às 18h17min - Atualizada em 28/07/2019 às 18h17min

Não bebe leite? Então, aposte em vegetais ricos em cálcio para manter a saúde dos ossos!

Vegetais em geral são sempre bem-vindos ao organismo

Clic Paraná
Alto Astral
© reprodução/Pixabay

Engana-se quem pensa que a única fonte de cálcio é o leite e seus derivados. Esse poderoso mineral também pode ser encontrado em hortaliças de folhas verde-escuras, como a couve. Indispensável para combater a osteoporose, o cálcio auxilia na saúde do tecido ósseo e também no equilíbrio do organismo como um todo. Conheça alguns vegetais ricos em cálcio e aproveite para incluí-los na sua alimentação!

Abuse das Folhas

Vegetais em geral são sempre bem-vindos ao organismo. Os de folhas verde-escuras, porém, são especialmente ricos em agentes antioxidantes, fibras, vitaminas (A, ácido fólico, C, E, K) e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Então, é possível adquirir diversos benefícios além das fibras presentes nos vegetais!

 

Conheça os principais vegetais ricos em cálcio

 

Couve:  a couve é uma ótima opção para prevenir o desenvolvimento de osteoporose, tratar anemia, estimular o funcionamento do intestino e controlar a diabetes. “A couve manteiga pode contribuir para um melhor controle da glicemia e na diminuição dos níveis de colesterol. A melhor opção é consumir a hortaliça em sua forma crua, pois os minerais e vitaminas são mais presentes”, explica o nutricionista Fernando Lamarca.

Manjericão: é uma boa fonte de minerais, como cálcio, magnésio, ferro e potássio zinco, manganês e de vitaminas A, complexo B, C, E e K.

Brócolis: além de ser rico em cálcio, o mineral ainda é fonte de beta-caroteno, um antioxidante muito importante para o organismo e de proteínas. Além disso, o vegetal ainda possui poucas calorias, ideal para quem deseja seguir uma dieta mais restrita.

   

Acelga: é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes existentes. Uma xícara de acelga é responsável por fornecer cerca de 100mg de cálcio para quem a ingere, além de conter muita vitamina K, substância essencial para ficar o mineral no organismo.

Quiabo: fonte de cálcio, ele ainda contribui com a redução dos níveis de colesterol do sangue, melhora a saúde do intestino, auxiliando no processo de digestão, reforça as defesas do organismo e o sistema imune e também afasta doenças relacionadas à visão

Atenção mulheres

Com a idade, o cuidado com a saúde dos ossos deve aumentar, já que, por questões hormonais, as chances de se desenvolver osteoporose aumentam bastante. O ginecologista Sérgio Ramos explica como isso acontece: “o osso é um tecido vivo que é destruído e reformado diariamente. Na época da menopausa, a remodelagem óssea é mais lenta que a destruição, o que acarreta a formação de grandes lacunas e diminui sua resistência”. Daí a importância de caprichar na quantidade de cálcio da alimentação e, posteriormente, por volta dos 45 anos, buscar tratamento de reposição hormonal com um médico especializado.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...