Leonaldo Paranhos da Silva, mais conhecido como Paranhos, empresário do ramo publicitário e administrador de empresas em Cascavel. Paranhos já possui experiência na área pública, começou ainda jovem como líder estudantil e em 1997 iniciou a carreira política, elegendo-se vereador em Cascavel. Em 2001, passou a ocupar o cargo de vice-prefeito do município. De 2002 a 2006, presidiu o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem-PR). Em 2010, foi eleito Deputado Estadual e reeleito em 2014. Em 2016 Paranhos foi eleito prefeito de
Cascavel, no oeste do
Paraná, com 51,17% dos votos válidos, o que corresponde a 86.099 votos, garantindo a eleição em primeiro turno.
Confira entrevista Clic – Paranhos conte-nos um pouco de sua trajetória política e de vida. R: Sou de família humilde, nasci em Paraíso do Norte, um pequeno município na região Noroeste do Paraná, e até meus 14 anos trabalhei na roça, catando algodão e derriçando café. Aos 10 vi meu pai sair de casa, minha mãe, Dona Preta, criou sozinha os três filhos. Aos 15 anos vim pra Cascavel em busca de novas oportunidades. O início na política foi espontâneo, na militância estudantil e na liderança comunitária. Em 1996 me elegi vereador e em 2000 vice-prefeito, em 2010, consegui me eleger deputado estadual e em 2014 conquistei a reeleição. As muitas eleições que disputei me ensinaram a ouvir as pessoas, a respeitar o sentimento das pessoas, não me envergonho de dizer que sou político, amo fazer política e sou apaixonado pelas pessoas.
Clic – Com qual sentimento você recebeu o resultado oficial em que estava eleito prefeito da maior cidade do oeste do Paraná? R: Em primeiro lugar, de gratidão a Deus por ter me honrado com a oportunidade de realizar meu sonho, afinal, fui eleito sem abrir mão das minhas convicções ou ideais, e, claro, sentimento de alegria, mas também de responsabilidade, porque são muitos os desafios a enfrentar.
Clic - Seu slogan de campanha foi: “Eu me preparei para ser o prefeito de Cascavel”. Que grandes intervenções você fará de imediato após tomar posse? R: Temos algumas prioridades: De imediato um decreto com medidas objetivas e pontuais para combater a corrupção e cortar os desperdícios, e imediatamente colocar em prática diversas ações para melhorar o atendimento à saúde das pessoas, além disso, também já nos primeiros dias, começar a implantação dos territórios, que vai se configurar numa nova forma de olhar e planejar a cidade.
Clic - Você ocupou cargos no Legislativo e foi vice-prefeito, mas sabe que agora na prefeitura a pressão é maior, as cobranças serão maiores. Como pretende lidar com isso? Com a mesma postura que sempre adotei, de franqueza, seriedade, transparência e coragem.
Clic - Um dos carros-chefes da sua campanha foi saúde pública de qualidade e mais perto das pessoas. Em que tempo a população sentirá os reflexos dessas ações? Temos ações de curto, médio e longo prazo, as primeiras ações já serão imediatas e rapidamente serão sentidas positivamente pela população, a solução de todos os problemas não virá da noite para o dia, mas rapidamente vamos conseguir melhorar os serviços.
Clic – Projeto Antidrogas sempre foi sua bandeira social. Como será seu tratamento aos moradores de rua e dependentes químicos? R: Planejamos isso e o tratamento se resume em três palavras: respeito, atenção e amor, vamos resgatar essas pessoas e ao mesmo tempo, iniciar um combate duro, implacável ao tráfico, num trabalho coordenado entre as forças de segurança e a sociedade... Essa é uma luta de todos!
Clic – Eleição é igual novo ano, muitos esperam transformação imediata. Dá para dividir o que pode ser feito a curto e longo prazo? Sim, é perfeitamente possível e já planejamos isso, temos uma equipe de transição trabalhando desde o fim do período eleitoral levantando problemas e possíveis soluções.
Clic - Como pretende dialogar com a oposição, os partidos que foram adversários durante a campanha? Como sempre fizemos, de forma respeitosa. Aliás, já fizemos isso após o resultado, liguei para todos os candidatos para conversar, aeleição acabou, todos têm algo positivo para oferecer a Cascavel, todos nós vivemos na mesma cidade e queremos o melhor pra ela, acho que esse é o ponto de convergência.
Clic – Já definiu como será composta a equipe de governo, está certo algum nome? R: Sim, já temos a maioria dos nomes definido, vou anunciar no momento oportuno.
Clic – Como tem sido seus últimos atos na Assembleia, já que deve renunciar ao cargo em dezembro para assumir a Prefeitura? R: De muito trabalho, reassumimos o mandato logo após às eleições e não paramos de trabalhar, tínhamos vários projetos para encaminhar e votar.
Clic – Para encerrarmos. Como é o Paranhos em família e com os amigos? O que isso contribuiu para o sucesso de sua eleição? Não existem dois Paranhos, mas apenas um, talvez isso ajude a explicar a vitória no primeiro turno, sou uma pessoa simples e as pessoas não me veem como autoridade, todos têm liberdade para brincar comigo e falar sobre qualquer assunto.