Clic Paraná News Publicidade 728x90
27/10/2023 às 18h36min - Atualizada em 27/10/2023 às 18h36min

Silvano Ribeiro, Secretário de Educação de Quedas do Iguaçu participa da Conferência Regional de Educação

Com a participação de 10 municípios, Laranjeiras do Sul foi sede da Conferência Regional de Educação

Clic Paraná
Assessoria de Comunicação PMLS
Laranjeiras do Sul sediou nesta sexta-feira, 27, a Conferência Regional de Educação (Conae). O evento, realizado no Cine Teatro Iguassu, teve a participação de representantes de 10 municípios e o objetivo foi de avaliar a executar o Plano Nacional de Educação, PNE, vigente e subsidiar a elaboração do PNE para o decênio 2024/2034. 
 

Com o tema “Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. 


Durante a conferência, foram debatidos eixos temáticos relativos ao Documento Referência do Plano Nacional de Educação, incluindo questões como a garantia do direito à educação de qualidade, gestão democrática, valorização dos profissionais da educação e financiamento público da educação. Além de Laranjeiras do Sul, o evento teve a participação de representantes dos municípios de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond
O evento contou com a presença de autoridades que estiveram prestigiando a Conferência, do vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, do prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, Deputado Estadual, Professor Lemos, além de representantes das Câmaras de Vereadores, Secretários Municipais, Diretores de Departamentos, Servidores das Secretarias Municipais de Educação, Servidores do Núcleo Regional de Educação, Diretores, pedagogos, professores, funcionários, pais de alunos das Instituições de ensino municipais, estaduais, filantrópicas, da rede privada e do ensino superior e comunidade em geral.




Pela parte da manhã duas palestras foram ministradas. A primeira com o professor Atílio Matozzo, Diretor Geral do Centro Universitário Campo Real, Campus de Laranjeiras do Sul e a segunda com o professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul, Regis Clemente da Costa. Já no período da tarde foram formados grupos de trabalho para analisarem os sete eixos, sendo:

Eixo 1 – O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.

Eixo 2 – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios. 

Eixo 3 – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade – equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todos e o combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.

Eixo 4 – Gestão democrática e educação de qualidade – regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

Eixo 5 – Valorização de profissionais da educação – garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira e às condições para o exercício da profissão e saúde.

Eixo 6 – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.

Eixo 7 – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.







 
Notícias Relacionadas »
Comentários »