Clic Paraná News Publicidade 728x90
31/08/2023 às 16h23min - Atualizada em 31/08/2023 às 16h23min

CCJ aprova parecer de Pacheco pela criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Clic Paraná
João Guilherme
Deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos)
Reunida na tarde desta terça-feira (29), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) emitiu parecer favorável ao Projeto de lei (PL) 699/2023, de autoria do governo do Estado, que visa instituir o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FEPcD).

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e que reúne o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), órgão ao qual o FEPcD ficará vinculado, o novo fundo terá como objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos financeiros destinados ao financiamento de planos, programas ou projetos que visem a informação, orientação, proteção, defesa de direitos e/ou reparação de danos causados à pessoa com deficiência.
O Fundo será abastecido com transferências e repasses da União e do Estado; multas decorrentes das sanções previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná; recursos de termos e compromissos de ajustamento de conduta; entre outras fontes. 

A proposta foi aprovada por unanimidade de votos, seguindo parecer apresentado pelo relator, deputado estadual Marcio Pacheco, pela legalidade da iniciativa.

 

“Essa é uma grande iniciativa do Governo do Paraná em prol das pessoas com deficiência. Desta maneira a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família poderá buscar recursos de outras áreas e abrir editais para melhor atender este setor que apresenta grandes demandas”, salienta.


O Paraná será o terceiro estado do País com projeto similar: Ceará e Mato Grosso já têm instrumentos específicos para esse público.
Notícias Relacionadas »
Comentários »