21/10/2022 às 15h56min - Atualizada em 21/10/2022 às 15h56min

Dia Histórico: Pacheco participa da formação da 1ª turma de Sargentos da ESFAEP em Cascavel

“É um momento de reconhecer o trabalho do Pacheco nessa questão”, destaca Paranhos

Clic Paraná
João Guilherme
Pacheco participa da formação da 1ª turma de Sargentos da ESFAEP em Cascavel
A Polícia Militar do Paraná viveu um dia histórico na manhã de hoje (21) em Cascavel. A corporação comemorou a formação da 1ª Turma de Sargentos na recém-instalada Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (ESFAEP) em Cascavel.

O deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos), que foi um dos principais responsáveis pela instalação da Escola, acompanhou a cerimônia realizada no 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM).


 

“Estou muito feliz e orgulhoso de fazer parte dessa história. Hoje (21) a escola de Cascavel se torna uma realidade com a formação da primeira turma de sargentos da Polícia Militar do Paraná”, afirma Pacheco. A primeira turma formou um pelotão de 39 sargentos. Eles tiveram durante o curso de formação 600 horas/aulas.


Os novos sargentos serão designados para os seus respectivos batalhões nas regiões oeste e sudoeste do Estado. A ESFAEP de Cascavel é a terceira do Paraná – as outras duas unidades estão em São José dos Pinhais (Guatupê) e Maringá.


 
A instalação da Escola exigiu um trabalho intenso do deputado Pacheco em conjunto com o comando da PM regional/estadual e lideranças locais, incluindo o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos

Pacheco citou brevemente os passos dessa realização, que teve início ainda em 2019, quando a demanda lhe foi apresentada pelo Coronel Sérgio Teixeira, comandante do 5º Comando da Polícia Militar em Cascavel. A demanda também recebeu apoio do Conselho dos Gestores de Segurança Pública de Cascavel (COGESP).

 
Mas a ESFAEP só veio a ser instalada no início de 2022, depois da autorização do governador Ratinho Junior. A unidade funciona, provisoriamente, no antigo prédio do CEEBJA, na avenida Rocha Pombo, região do Lago Municipal. 

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, também participou da cerimônia de hoje (21) e agradeceu o empenho do deputado em favor da ESFAEP.

 

“É um momento de reconhecer o trabalho do Pacheco nessa questão. A instalação da ESFAEP é o maior exemplo de maturidade. Houve o empenho do Pacheco e o nosso empenho em busca do   fortalecimento da ideia com a sociedade em favor da Escola”, destaca Paranhos.


A solenidade na manhã de hoje (21) teve as presenças de familiares, amigos e madrinhas. Várias autoridades militares e civis estiveram presentes. Dentre elas, além do comandante do 5º Comando da Polícia Militar, Coronel Sérgio Teixeira, o comandante do 6º BPM, Coronel Jorge, o diretor de Ensino da PM do Paraná, Coronel Garcez, o coordenador da ESFAEP/Cascavel, Capitão Roberto Tavares, o comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Rogério de Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Alécio Espínola e a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Paulista.
 
A terceira Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças de Cascavel é mantida com recursos do Governo do Estado. Ela promove a realização de cursos de formação de novos policiais, de formação de profissionais veteranos para suas promoções de carreira, de cursos de atualização e especialização na área policial.

Notícias Relacionadas »
Comentários »