29/06/2022 às 10h25min - Atualizada em 29/06/2022 às 10h25min

Governador atende pedido de Pacheco e 3ª ESFAEP será implantada em Cascavel

Ratinho Junior também confirmou o início, em breve, das atividades da Escola de Treinamento da PM

Clic Notícias
Assessoria
Deputado Marcio Pacheco, Governador Ratinho Júnior e o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson
A Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar do Paraná (ESFAEP) é uma realidade em Cascavel.

Depois de três anos de muito trabalho em prol desta pauta, o deputado estadual Marcio Pacheco (REPUBLICANOS) assinou hoje (28), junto do Governador Ratinho Junior e do comandante-geral da Policia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, a autorização para instalação da ESFAEP em Cascavel.



 
No encontro que aconteceu no Palácio Iguaçu, o Governador frisou estar atendendo uma solicitação do deputado Pacheco.

 

“Quero aqui parabenizar a iniciativa do deputado Márcio Pacheco. Agradecer por auxiliar todo o trabalho da Secretaria de Segurança Pública e, automaticamente, auxiliar em todo o trabalho que a nossa Polícia Militar vem fazendo, levando mais segurança para toda as cidades do Paraná e atendendo a cidade de Cascavel (...) uma decisão que vai fortalecer a Polícia Militar de Cascavel e de toda a região”, argumentou. 


Pacheco citou brevemente os passos dessa realização que teve início ainda em 2019, quando a demanda lhe foi apresentada pelo Coronel Sérgio Teixeira, comandante do 5º Comando da Polícia Militar em Cascavel. 
A demanda também recebeu apoio do Conselho dos Gestores de Segurança Pública de Cascavel - COGESP, atualmente presidido pelo advogado Jurandir Parzianello.



 

Em Setembro de 2021, o então Secretário-Chefe da Casa Civil, Guto Silva, confirmou a nova unidade, atendendo ao pedido de Pacheco e garantindo importante implemento à segurança pública no município e região. Em novembro, Pacheco esteve na Prefeitura de Cascavel acompanhado pelo Coronel Sérgio Teixeira para conversar com o Prefeito Paranhos a fim de viabilizar estrutura física para a Escola de Formação. 

Paranhos deu resposta imediata em favor da pauta.


 

“Tem meu apoio. Vamos fornecer a estrutura necessária para contribuir com formação e aperfeiçoamento de novos policiais para a Região Oeste do Estado”, disse. 



Pacheco também citou a dedicação do Comandante do 6º BPM, Coronel Jorge e do Capitão Tavares, importantes nessa conquista.

Persistência

Mesmo com forte resistência dentro da SESP com a intenção de instalar a ESFAEP em Foz do Iguaçu, o deputado não desistiu de trazer a Escola para a Capital do Oeste. Após a posse do Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, a solicitação que já estava arquivada voltou a ser debatida. No dia de hoje (28), na mesa do Governador, o documento foi assinado garantindo a Cascavel essa importante escola de treinamento da PM. 

Para o Coronel Hudson, a escola da cidade foi técnica devido a posição geográfica.


 

“A região também ganha com isso, pois haverá mais policiamento”,disse o Coronel Hudson. O presidente do COGESP, Jurandir Parzianello, agradeceu o empenho do deputado.

 

“É uma grande conquista para a área de segurança pública para Cascavel e região. É preciso reconhecer o empenho do deputado Pacheco, que junto com outras lideranças do município e do Estado conquistaram essa nova unidade. Agora, vamos acompanhar a instalação da ESFAEP”, afirma. 


Importância Regional 

O Governador Ratinho Junior afirmou que parte dos mil novos policiais militares que serão chamados nos próximos dias, farão a formação já em Cascavel. Ao todo serão 3.400 novos policiais - 2.400 já foram chamados. A unidade de Cascavel é uma grande conquista e traz para a Região Oeste do Paraná o que antes era uma realidade apenas para unidades do Guatupê, em São José dos Pinhais, e a segunda em Maringá, em funcionamento desde 2012.

Notícias Relacionadas »
Comentários »