01/06/2022 às 09h43min - Atualizada em 01/06/2022 às 10h20min

Quatro vantagens para o uso da tecnologia na construção civil

As construtechs estão transformado a indústria por meio da digitalização

DINO
http://www.trutec.com.br


Constantemente novas tecnologias surgem para preencher lacunas e levar maior agilidade no dia a dia. Na construção civil não é diferente. Quando o assunto é digitalização, o setor tem evoluído na busca por maior eficiência e produtividade, principalmente dentro dos canteiros.

De acordo com o mapa de construtechs e proptechs, realizado pela Terracotta Ventures, já existiam 839 startups com foco no setor. Um aumento de 235% nos últimos cinco anos. Isso significa que a indústria tem se movimentado e colocado a inovação como um dos principais pilares para seu crescimento e desenvolvimento.

A Trutec, ecossistema de construtechs e proptechs, é uma das protagonistas para que este avanço seja ainda mais rápido. O ecossistema possui 4 das maiores soluções para gestão da obra. Atuando desde a centralização de informações de projetos, digitalização de documentos, controle de equipes por meio de métodos ágeis e o acompanhamento remoto em tempo real.

"Essas soluções chegaram para mudar o "mindset" de construtoras e incorporadoras sobre a forma de gestão dos canteiros de obras. Compreendendo a necessidade de se pensar em todo o ciclo de vida da edificação e em questões socioambientais." afirma Alexandre Quinze, CEO da Trutec. 

Algumas vantagens para implantação de tecnologias no dia a dia da obra:

  • Redução de custos e estouros orçamentários  

Antecipar um problema significa redução de gastos extras e tempo de mão de obra refazendo trabalhos. De acordo com dados levantados pela Construflow, plataforma que centraliza a comunicação entre o canteiro de obras e os escritórios, nos 70mil apontamentos feitos pela tecnologia, 54% dos problemas estão na descentralização das informações.

Isso significa que a falta de comunicação e fácil acesso às informações podem causar diversos gargalos e até estouros orçamentários com mão de obra e materiais. 

  • Equipes mais engajadas 

Nenhum funcionário fica feliz em ter que fazer um retrabalho por falta de organização e informação. Ter uma comunicação eficiente no canteiro de obras, impacta em maior produtividade e qualidade de vida de quem está no campo. Com a digitalização de documentos e plantas, elimina-se em até 80% o deslocamento de funcionários para conferência de plantas físicas. 

A ConstruCode possui tecnologias para digitalização que permitem que o mestre de obras tenha todos os projetos na palma da mão, com a certeza de estar executando os serviços conforme a revisão correta. Gastando o tempo com o que realmente importa: a gestão da equipe. 

  • Gestão de equipes e controle de tarefas

Com tecnologias como Lean Construction e métodos ágeis, torna-se possível o controle de equipes e tarefas em tempo real. A Agilean possibilita uma gestão dinâmica que informa aos gestores planos de ação para o aumento da rentabilidade das obras. Tudo por meio de painéis interativos. 

Por meio da plataforma se tem toda a jornada de gestão da construção civil, permitindo que os responsáveis troquem atividades operacionais por análises estratégicas. 

  • Histórico de toda a obra 

O que significa As Built? Em resumo, é a documentação de todo o histórico do que foi construído. Com ele, é possível enviar informações para a obra seguinte e evitar que erros se repitam. Além de facilitar o acesso a todas as etapas da construção é ótima fonte de consulta para uma possível manutenção futura. Com tecnologias como a Construct IN, que faz captura de toda a obra via imagens 360º, obtendo toda documentação do projeto e acompanhando de qualquer lugar. 

A inserção de tecnologias dentro do canteiro de obras traz vantagens para toda a cadeia. Com impactos positivos que envolvem maior produtividade versus menos horas trabalhadas, confiança e credibilidade para os envolvidos e melhora na saúde de toda edificação. 



Website: http://www.trutec.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »