18/05/2022 às 19h03min - Atualizada em 19/05/2022 às 00h20min

Número total de ataques DDoS caiu 13% em 2021 em relação a 2020, mas ainda muito acima dos níveis antes da pandemia, segundo a Nexusguard

Volume máximo de ataques DDoS quase triplicou em 2021 em relação a 2020

DINO


O número total de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) caiu 13% em 2021 em relação a 2020, mas ainda ficou bem acima dos níveis antes da pandemia, segundo pesquisadores da Nexusguard no recém divulgado Relatório Estatístico de DDoS de 2021. Além disto, enquanto o volume médio de ataques caiu 50% em relação a 2021, o volume máximo de ataques quase triplicou, crescendo 297% no mesmo período.

Os três principais vetores de ataques DDoS em 2021 foram ataques de UDP (protocolo de datagrama do usuário), ataques de amplificação de DNS (sistema de nomes de domínio) e ataques de reconhecimento de TCP (protocolo de controle de transmissão).

Os ataques de UDP ainda eram a forma mais comum de ataques DDoS, embora tenham representado uma porcentagem menor de ataques este ano, caindo de 59,9% em 2020 para 39,1% em 2021. Os ataques de UDP podem sobrecarregar com rapidez as defesas de destinos desprevenidos, e com frequência servem como uma cortina de fumaça para mascarar outras atividades maliciosas, como esforços para comprometer informações de identificação pessoal (PII) ou a execução de malware ou códigos remotos.

Os ataques de amplificação DNS foram os segundos mais comuns, embora também representem uma porcentagem menor do total de ataques do que há 12 meses, caindo de 14,2% em 2020 para 10,4% em 2021. Um ataque de amplificação de DNS ocorre quando pacotes de UDP com endereços IP de destino falsificados são enviados a um servidor de DNS acessível publicamente. Cada pacote de UDP faz uma solicitação a um sistema de resolução de DNS, geralmente enviando uma solicitação "QUALQUER" para receber um grande número de respostas. Tentando responder, os sistemas de resolução de DNS enviam uma grande resposta ao endereço IP falsificado de destino. Assim, o alvo recebe uma enorme quantidade de respostas da infraestrutura de rede circundante, resultando em um ataque DDoS.

Por outro lado, os ataques de reconhecimento de TCP (ACK) representaram uma parcela maior do total de ataques, chegando a se tornar a terceira forma mais comum em 2022. Em 2021, os ataques de TCP ACK representaram 3,7%, subindo a 9,7%. Nestes tipos de ataques, uma grande quantidade de pacotes de ACK com endereços IP falsificados é enviada ao servidor vítima, forçando-o a processar cada pacote de ACK recebido, fazendo com que o servidor seja inacessível por solicitações legítimas.

"Embora o número e o volume médio dos ataques DDoS tenham caído em 2021 em relação a 2020, o nível de ameaça ainda é muito alto quando comparado aos níveis antes da pandemia", disse Juniman Kasman, diretor de tecnologia da Nexusguard. "Os vetores de ataques também estão em fluxo, pois enquanto os ataques de UDP ainda são os mais comuns, o TCP ACK, que pode amplificar exponencialmente o efeito de um evento DDoS com um pequeno volume de tráfego, aumentou significativamente. As organizações precisam estar preparadas para lidar com uma ampla gama de vetores – o DDoS continua sendo uma ameaça persistente e elevada."

Leia o Relatório Estatístico de DDoS de 2021 da Nexusguard para obter mais informação sobre vetores de ataque, estatísticas e tendências com base em dados levantados de CSPs, honeypots, análises de botnet e pesquisas sobre o tráfego movimentado entre invasores e seus alvos.

Sobre a Nexusguard

Fundada em 2008, a Nexusguard é líder no fornecimento de soluções de segurança para negação distribuída de serviços (DDoS) com base em nuvem e que combate ataques maliciosos na Internet. A Nexusguard garante serviços ininterruptos de Internet, visibilidade, otimização e desempenho. A Nexusguard se concentra em desenvolver e fornecer a melhor solução de segurança cibernética a cada cliente em diversos setores com requisitos técnicos e de negócios específicos. A Nexusguard também permite que os provedores de serviços de comunicação forneçam solução de proteção contra DDoS como serviço. A Nexusguard cumpre sua promessa de oferecer a você paz de espírito ao combater ameaças e garantir o máximo de tempo de atividade. Acesse www.nexusguard.com para mais informação.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Justine Boucher

Metis Communications

+1 617-863-0294

nexusguard@metiscomm.com

Benjamin Yip

Nexusguard

Chefe de marketing

+1 415-299-8550

Benjamin.Yip@Nexusguard.com


Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Relacionadas »
Comentários »